Mestres da Música Clssica

Mestres da Música

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mestres da Música foi uma coleção publicada no Brasil pela Abril Cultural em 1979, sendo composta por 60 fascículos contendo um disco. Assim como a coleção Grandes compositores da musica universal, publicada anos antes, foi realizada com material da coleção I grandi musicisti da editora italiana Fratelli Fabbri. Parte dos textos foi feita no Brasil.

Fascículos[editar | editar código-fonte]

NúmeroPrimeira edição
1979
Segunda edição
1982
01BeethovenBeethoven
02ChopinTchaikovsky
03VivaldiVivaldi
04TchaikovskyChopin
05BachBach
06MozartSchubert
07SchubertLiszt
08HaendelMozart
09SchumannSchumann
10LisztHaendel
11BrahmsWagner
12BerliozRachmaninov
13DvořákCorelli
14CorelliBrahms
15MendelssohnHaydn
16César FranckMendelssohn
17HaydnBerlioz
18StravinskyScarlatti
19GriegRichard Strauss
20ProkofievCésar Franck
21BeethovenDebussy
22MozartBeethoven
23RavelDvořák
24MahlerVivaldi
25SchubertTchaikovsky
26ChopinDe Falla
27VivaldiBach
28BrahmsChopin
29TchaikovskyMahler
30SchumannMussorgsky
31BachStravinsky
32BrucknerSchubert
33MendelssohnGrieg
34Richard StraussMozart
35HaendelRavel
36MussorgskySchumann
37MonteverdiRimsky-Korsakov
38StravinskyHaendel
39ScarlattiFauré
40BocheriniProkofiev
41BartókMonteverdi
42HaydnBrahms
43César FranckBartók
44FrescobaldiHaydn
45TartiniRameau
46DebussyMendelssohn
47RespighiVila-Lobos
48Vila-LobosCésar Franck
49De FallaPurcell
50Saint-SaënsDebussy
51SibeliusSibelius
52RachmaninovStravinsky
53WagnerFrescobaldi
54FauréScriabin
55SchoenbergSchoenberg
56PurcellTartini
57Rimsky-KorsakovBruckner
58RameauSaint-Saëns
59DebussyBoccherini
60ScriabinRespighi

Fascículos especiais[editar | editar código-fonte]

  • A Arte da Música
  • A Vida dos Instrumentos Musicais (Benjamin Britten/Beethoven)
  • Encontro (Bach/Chopin) - João Carlos Marrtins e Arthur Moreira Lima
  • Música sacra (Bach/Haendel)
  • Música vocal (Bach/Beethoven)
  • Música de balé (Tchaikovsky/Delibes/De Falla/Stravinsky)

Coleção As Grandes Óperas[editar | editar código-fonte]

Edição de 1971 com 24 fascículos e capa cor branca com foto:
1 - AIDA de Verdi
2 - IL BARBIERE DI SEVIGLIA de Rossini
3 - LUCIA DE LAMMERMOOR de Donizetti
4 - RIGOLETTO de Verdi
5 - DON GIOVANNI de Mozart
6 - IL TROVATORE de Verdi
7 - IL PAGLIACCI de Leoncavallo
8 - LA TRAVIATA de Verdi
9 - LA BOHEME de Puccini
10 - CAVALERIA RUSTICANA de Mascagni
11 - L´ELISIR D´AMOUR de Donizetti
12 - O GUARANI de Carlos Gomes
13 - MADAME BUTTERFLY de Puccini
14 - LA FORZA DEL DESTINO de Verdi
15 - O ANEL DO NIBELUNGO de Wagner
16 - LA SONAMBULA de Bellini
17 - UN BALLO IN MASCHERA de Verdi
18 - DON PASQUALE de Donizetti
19 - NORMA de Bellini
20 - OTELLO de Verdi
21 - CARMEN de Bizet
22 - PORGY AND BESS de Gershwin
23 - BORIS GODUNOV de Mussorgsky
24 - TANNHAEUSER de Wagner
Edição posterior, ano 1983. Esta coleção possui 15 fascículos.



...........       ......      .......      ........       .......       ......    .....   .....

Top 10 Compositores de Música Clássica e Suas Músicas

Com a evolução dos tempos e da área da música em especial, o gênero de música clássica foi perdendo alguma influência. Também conhecida como música erudita, a música clássica teve origem no séc. XVI e segue padrões muito específicos na área da música. Por exemplo, os seus instrumentos são diferentes logo à partida. A música clássica faz uso de orquestras compostas por instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, oboé, clarinete, fagote), me_x_tais (trompete,trompa trombone, tuba) e percussão (tímpano, gongo, xilofone). Além disso, envolve toda uma composição musical muito bem preparada para que todos os instrumentos trabalhem em conjunto de forma harmoniosa. O período alto da música clássica ocorreu entre o séc. XVI e início do séc. XX, e nos dias de hoje aparenta estar em declínio. No entanto, este gênero de música continua a ser fonte de inspiração para milhões de pessoas. Em baixo partilhamos com você os 10 melhores compositores de música clássica de todos os tempos, cujas obras de arte permanecem intactas ainda nos dias de hoje.

Part 1

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Bach é um organista, compositor e violinista alemão do séc. XVII e considerado como um dos melhores compositores de música clássica de todos os tempos. Bach escreveu mais de 1100 obras incluindo vocais, canções, melodias, poesias, oratórios, partituras de orgão e cravo, concertos, entre outros. Os trabalhos mais conhecidos de Bach são: Brandenburg Concertos, Air on the G String, Toccata e Fugue em D menor e Arioso, só para mencionar alguns.
10 Músicas de Johann Sebastian Bach:

Part 2

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Este famoso compositor austríaco de música clássica começou a fascinar seus contemporâneos desde muito pequeno. Com 5 anos já dominava o teclado e o violino e dava concertos à classe alta, incluindo a Realeza um pouco por toda a Europa. Mozart compôs mais de 600 obras em vários gêneros de música durante o seu auge. Algumas das suas obras mais conhecidas são Requiem, Symphony No. 40, operas The Magic Flute and The Marriage of Figaro, Piano Sonata No 16 in C Major, Sinfonia No. 25, Concerto de Paino No. 21 e Piano Sonata No. 11 (Mov. 3 - Turkish March).
10 Músicas de Wolfgang Amadeus Mozart:

Part 3

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Compositor e pianista alemão, Beethoven representou a principal figura entre os períodos Clássico e Romântico, e ainda hoje é considerado como um dos compositores de música clássica mais influentes de todos os tempos. Apresentamos algumas das suas melhores obras em baixo, incluindo a 9ª sinfonia que criou quando já estava quase totalmente surdo. Outros trabalhos notáveis de Beethoven são:  Sonata No. 14 (Moonlight Sonata), 5ª Sinfonia, 6ª Sinfonia, Bagatelle No. 25 (Für Elise) e Concerto de Piano No. 5 em E-flat maior, Op.73.
10 Músicas de Ludwig van Beethoven:

Part 4

Giuseppe Verdi (1813-1901)
Verdi é um compositor de música clássica consagrado e até hoje conhecido principalmente pelas suas óperas. No entanto, a sua carreira musical não começou da melhor forma. Após a sua esposa falecer e o fracasso da sua segunda ópera (Un giorno di regno), Verdi entrou em depressão e quase que desistiu de compor. Felizmente, o emissário de La Scala conseguiu convencer Verdi a escrever o Nabucco, o que acabou por se tornar num tremendo sucesso. Verdi conseguiu recuperar a sua motivação e escreveu mais obras gloriosas, tornando-se na principal figura da música clássica italiana do séc. XIX. Além do Nabucco, as obras mais famosas de Verdi incluem: La traviata, Rigoletto, Aida, Don Carlos, Otello e Falstaff.
10 Músicas de Giuseppe Verdi:

Part 5

Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)
O compositor russo de música clássica mais famoso de todos os tempos compôs obras nos mais variados gêneros. Criou sinfonias, óperas, concertos, música de gala e de igreja, partituras, baladas e temas de ballet. Algumas das obras mais conhecidas de Tchaikovsky incluem as suas três melodias de ballet: The Nutcracker, Swan Lake e The Sleeping Beauty (A Bela Adormecida). Outras incluem: Marche Slave, Primeiro Concerto de Piano No. 1 em B-flatmenor , Partitura 1812, Sinfonia No. 6, Partitura de Fantasia (Romeu e Julieta), Serenade for Strings e a ópera Eugene Onegin.
10 Músicas de Pyotr Ilyich Tchaikovsky:

Part 6

Frederic Chopin (1810-1849)
Tal como Mozart, Chopin era já bastante talentoso em criança, e desde cedo começou a consolidar a sua carreira como um dos grandes compositores polacos de música clássica. Sendo um dos melhores e mais virtuosos tocadores de piano de todos os tempos, escreveu principalmente temas para piano a solo, mas também criou dois concertos de piano e três sonatas. Chopin é também considerado o mentor das baladas instrumentais e de muitas outras inovações musicais. Alguns dos seus trabalhos mais conhecidos incluem: Nocturne em E-flat maior, Op. 9 No. 2, Funeral March (Prelúdio em C menor), Minute Waltz (Waltz em D-flat maior), Revolutionary Etude (Op.10, No.12) e Fantasie-Impromptu (Op. Posth. 66).
10 Músicas de Frederic Chopin:

Part 7

Antonio Vivaldi (1678-1741)
Compositor italiano barroco e um violinista virtuoso, Vivaldi continua a ser admirado por todo o mundo pelas suas obras, especialmente pelos seus concertos instrumentais em violino. Sua maior obra de arte é uma série de concertos de violino chamados Le quattro stagioni (As Quatro Estações). No total, Vivaldi compôs mais de 500 concertos dos quais me_x_tade são solos de instrumentos e corda, principalmente de violino. Outros trabalhos incluem óperas, música de igreja, sinfonias, sonatas e música de gala. A sua obra mais conhecida é certamente a composição de igreja Gloria.
10 Músicas de Antonio Vivaldi:

Part 8

Giacomo Puccini (1858-1924)
Puccini é frequentemente mencionado como o "o melhor compositor italiano de ópera após o Verdi" e o "último grande compositor de ópera em Itália". As suas obras - La Boheme, Tosca, Madama Butterfly, Il trittico e Turandot são sem dúvida obras de arte divinais e fazem parte de um enorme reportório de óperas realizadas. As óperas mencionadas contêm também uma quantidade enorme de melodias, incluindo Mi chiamano Mimi, O soave fanciulla, Che gelida manina, E lucevan le stelle, Un bel di vedremo, O mio babbino caro e Nessun Dorma.
10 Músicas de Giacomo Puccini:

9

George Frideric Handel (1685-1759)
Compositor britânico nascido na Alemanha, Handel é considerado como um dos grandes mestres da época Barroca e um dos compositores de música clássica britânicos mais influentes. Handel escreveu mais de 40 óperas, 29 oratórias, mais de 100 vocais, duetos e trios, 16 concertos de órgão e várias melodias, peças ecumênicas, odes e serenatas. As suas principais obras incluem o Messiah, Sarabande, Water Music Music for the Royal Fireworks, só para mencionar algumas.
10 Músicas de George Frideric Handel:

Part 10

Igor Stravinsky (1882-1971)
Compositor nascido franco-russo e mais tarde cidadão americano, Stravinsky começou por ser maestro e pianista e tornou-se no compositor de música clássica mais admirado e influente do séc.XX. Ele foi e ainda é admirado em todo o mundo graças às suas obras de arte, o que na sua altura causaram enorme controvérsia. As melhores obras de Stravinsky incluem The Firebird, Petrushka, The Rite of Spring, A Soldier's Tale, The Song of the Nightingale, Mavra, Oedipus Rex, the Symphony in C e Symphony in Three Movements.
10 Músicas de Igor Stravinsky:
Se você um fã incondicional de música clássica e se ainda não conhece alguns dos compositores que mencionámos anteriormente, não deixe de conferir e maravilhar-se com suas obras. Se desejar salvar as músicas para desfrutar mais tarde, acesse os endereços que mencionámos na parte anterior deste artigo e baixe suas músicas clássicas favoritas.




Um otimo blog sobre musicas classicas

http://guiadamusicaclassica.blogspot.com.br/2011/03/bedrich-smetana-1824-1884.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Charpentier

Tchaikovsky biografia

Johann Sebastian Bach